sábado, 6 de setembro de 2008

Folclore na Educação Física

Conhecer, respeitar e preservar o que temos de mais puro e representativo de nossa história é, sem dúvida, poder participar e contribuir de forma efetiva para a construção do mundo que queremos e que temos direito, garantindo assim o nosso espaço enquanto cidadãos cientes e conscientes de nossas origens. Povo desenvolvido, busca e divulga a sua cultura, como forma de identidade, nacionalidade e cidadania (Maria José Alves da Silva Oliveira).

Sabendo que nossa comunidade congregam várias “culturas mistas”, Famílias e crenças variadas, podemos concluir que a valorização dessas expressões culturais pode contribuir, estrategicamente, para a construção de projetos de ensino e aproximar a Escola da sociedade de que faz parte.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 (PCNs), o trabalho de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.

“Na escola, a Educação Física pode fazer um trabalho de pesquisa e cultivo de brincadeiras, jogos e danças, produzidos na cultura popular...Pesquisar informações sobre estas práticas na comunidade e incorporá-las ao cotidiano escolar...” (PCN - 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental - Educação Física, p. 39).

Assim, aconteceram nas aulas de Educação Física atividades folclóricas dirigidas.

Francisco César - Professor de Educação Física.